WordPress: muito além de blogs e sites institucionais

Você já deve ter lido aqui no blog do WordCampRJ 2016 que o WordPress nasceu como uma ferramenta para blogs.

E que, com o passar dos anos e com o apoio da comunidade, o WordPress se transformou em um sistema de gerenciamento de conteúdo confiável e excelente para fazer o site da sua empresa.

Mas, hoje em dia, o WordPress vai muito, mas muito além disso.

Nesse post você verá usos criativos do WordPress e perceberá a seguinte verdade:

Se o que você precisa é cadastrar informações em um banco de dados, e de um sistema seguro de login e gerenciamento de usuários, o WordPress é a solução.

E então, curioso para descobrir como utilizar o WP para projetos incomuns e criativos?

Acompanhe no post como o WordPress pode servir para muito mais do que blogs e sites institucionais!

Sistema de gerenciamento de conteúdo do seu app

Já começamos pela variação mais inovadora, e que tem o potencial direto de transformar a maneira com que você  desenvolve aplicativos: utilizar o WordPress.

O WordPress é o painel por trás de 26% da web. Imagine o potencial de aliar essa estrutura familiar para tantos profissionais ao modo com que informações são cadastradas no seu aplicativo!

Quer saber em detalhes como isso é possível? Descubra na palestra “Como Criar Aplicativos com a API REST do WordPress” que o Cadu vai apresentar pra gente no WordCamp.

Lojas online personalizadas, sem limites de produtos ou faturamento

Se você já conhece o WordPress um pouco mais de perto, talvez já saiba que com o WooCommerce você pode finalmente colocar aquela sua loja online pra funcionar.

Mas, se não tinha ideia de que você pode sim ter sua loja com o WordPress, aproveite para ler o post que escrevemos justamente sobre esse assunto!

Clubes de assinatura

Clubes de assinatura podem parecer projetos complicados a princípio.

E, logisticamente falando, até que são complicados mesmo mesmo. Você tem que separar todo mês produtos novos para seus clientes e garantir que eles cheguem a tempo…

Mas não é por isso que vender esse tipo de serviço tem que ser difícil.

Um site de clube de assinatura é, para todos os efeitos, uma loja com um ou dois produtos que você compra automaticamente todo mês.

Já falei que dá pra fazer isso com o WordPress e WooCommerce também? Pois é, dá sim, com o WooCommerce Subscriptions!

Fórum de discussão

bbPress é o software para fóruns feito da maneira WordPress.

Da mesma maneira que o WooCommerce habilita uma loja no seu site WordPress, você pode habilitar um fórum facilmente com a instalação do plugins bbPress e ter toda essa funcionalidade nova numa mesma instalação e num mesmo banco de dados.

Uma outra alternativa (paga, mas uma alternativa) é comprar e instalar temas com funcionalidade de fórum embutida, como por exemplo o ForumEngine.

Portal de notícias

Esse uso não chega a ser tão surpreendente, afinal um portal de notícias não é nada senão um blog com esteroides anabolizantes.

No entanto, o WordPress se destaca enquanto ferramenta de portal de notícias justamente por ser amigável como um blog, mas rápido e seguro como portais de noticia devem ser.

O que vai transformar sua instalação WordPress em um portal de notícias é apenas a maneira com que o tema funciona e como você deixa ele mais rápido.

Você pode fazer um do zero, utilizando starter themes como o underscores ou o Odin. Agora, se você não é um desenvolvedor ou não tem muito tempo, investir em um bom tema premium pode ser a solução!

Mural de vagas

De novo, o ponto desse post é “se você precisa cadastrar e exibir um conteúdo na internet com facilidade, independente do layout e do formato, WordPress é a ferramenta”.

Empresas que desenvolvem temas se aproveitam justamente da flexibilidade do WordPress para criar temas que exibem esse conteúdo cadastrado facilmente de uma maneira mais contextualizada.

Um bom exemplo disso é utilizar uma instalação WordPress para criar o mural de vagas da sua empresa. Temas como o Job Engine da Engine Themes, habilitam essa funcionalidade de maneira fácil e rápida.

Mas lembre de sempre pesquisar bem antes de comprar o tema ideal, teste os demos, veja os comentários, seja responsável com seu investimento.

É aquela mesma questão, se você precisa de uma solução mais customizada ou investir em temas premium não é uma opção, é completamente possível desenvolver essas mesmas funcionalidades partindo de um starter theme gratuito!

Conclusão

E aí, que achou desses usos alternativos da ferramenta?

Tem alguma sugestão de como aproveitar a flexibilidade da plataforma de uma maneira ainda mais criativa? Deixe um comentário no post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *