Por que participar de eventos é importante?

Se você quer uma resposta rápida:

Participar de eventos profissionais é importante porque te tira da bolha do escritório e faz com que você tenha novas perspectivas sobre sua profissão e carreira.

Agora, eventos profissionais não são somente aquelas conferências chatas de três dias que costumamos ver em filmes.

Quando eu falo de eventos aqui, falo sobre a importância de comparecer não somente nos eventos grandes como mostrar presença também nos pequenos.

E como aprender fora do escritório algumas vezes no mês pode fazer muito bem para você e para sua carreira.

Mas chega de enrolação. Seja meetup, WordCamp, WordCana ou uma daquelas conferências super boladonas, participar de eventos profissionais é importante pelos seguintes motivos:

Você irá refinar suas habilidades

Como eu acabei de dizer, participar de eventos é sair da frente do computador e estourar a bolha do escritório.

Estourar essa bolha é perceber que o seu ambiente de trabalho pode, de certo modo, limitar o seu aprendizado e que a melhor alternativa é buscar conhecimento também em outros ambientes.

O melhor jeito de testar em o nível de conhecimento que você adquiriu no escritório é indo nesses eventos e vendo se, em comparação com o publico em geral, você sabe muito ou sabe pouco.

Lembrando que o objetivo aqui é fazer um nivelamento pessoal. Nada de se gabar por saber mais ou sofrer por saber menos.

Aproveite o ambiente social para absorver o máximo de conhecimento de quem está perto!

Conhecer experts e influencers cara a cara

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se você trabalha com WordPress no Brasil é bem provável que já utilizou plugins do Claudio Sanches, do Valério Souza ou já tirou uma dúvida no tudoparawp.com.br do Guga Alves.

Sabe o que esses profissionais, e muitos outros da comunidade, tem em comum? Dedicação pela comunidade brasileira (e global) de WordPress e vontade de passar esse sentimento adiante.

E como eles fazem isso? Comparecendo e palestrando nos WordCamps que acontecem pelo Brasil.

Se inscreva para o WordCampRJ 2016 e aproveite essa chance de conhecer e conversar com esses profissionais e entender como eles chegaram onde estão, e por que.

Oportunidades de networking offline

wcrj-2015-network-foto-074

Tão importante quanto conhecer profissionais de referência, nos quais você possa se inspirar, é conhecer gente como você.

Networking é um dos pontos que faço questão de marcar em praticamente todos os posts daqui.

Você não tem ideia de como se relacionar bem, mostrar serviço apoiando a comunidade e ser bem lembrado faz diferença nas oportunidades que podem surgir.

Conhecer pessoas cara a cara possibilita uma conexão mais potente e permite que você se posicione como um profissional real.

Mas não esqueça que seu objetivo em eventos profissionais é fazer as pessoas lembrarem o seu nome por um bom motivo. Evite ao máximo que associem seu nome a “aquele carinha que passou o rodo nos brindes do evento”.

Descobrirá novas técnicas e ferramentas

wcrj-2015-palestras-foto-023

Ainda que você se sinta 100% confiante da sua capacidade profissional, sempre existe espaço para melhorar. Eventos como o WordCamp são um exemplo disso.

E ninguém realiza um evento em 2016 para falar sobre tecnologias de 2015, né? Todo palestrante que quer mandar bem sabe que sua audiência precisa ser estimulada por conhecimento fresco.

Dá uma olhada na programação do WordCamp RJ 2016 e me diz se não tem alguma coisa que você não saiba!

Você sairá da sua zona de conforto

wcrj-2015-perguntas-foto-034

Eu vou ser sincero com você agora:

Quando eu fui no primeiro meu primeiro meetup do WP Rio eu estava nervoso e me senti um peixe completamente fora d’água!

Nunca fui muito bom com apresentações e, como não conhecia ninguém, saí desse primeiro evento lembrando só o nome do palestrante.

Mas a minha vontade de fazer parte desse movimento, em gratidão a tudo que o WordPress me proporcionou, fez com que voltasse no mês seguinte, e no outro e no outro…

Agora eu estou aqui participando da organização, aprendendo coisas novas, conhecendo pessoas e trocando experiências que sem dúvida estão me enriquecendo enquanto profissional e ser humano.

Profissionalmente falando, a melhor coisa que eu fiz nesse ultimo ano foi sair da zona de conforto e ir no primeiro meetup pós WordCamp2015.

Você deveria fazer o mesmo.

Você irá investir em si mesmo

wcrj-2015-palestras-foto-021

Com 45 reais hoje em dia no Rio você muito mal compra uma pizza para dividir com os amigos.

Diz pra mim, quanto daquela graninha que sobra no final do mês você investe em estudo, livros, aprendizados, qualquer coisa relacionada a sua profissão?

Já parou para pensar que investir em você e na sua carreira pode te dar um retorno futuro de 10, 100, 1000 vezes o valor investido?

Participar em eventos profissionais é ter a oportunidade de aplicar seu tempo e/ou dinheiro justamente no que te gera dinheiro.

E grana não é desculpa para não investir em si mesmo. Participe dos nossos meetups gratuitos!

Carregar-se de inspiração

wcrj-2015-palestras-foto-019

Todo profissional, pelo menos por um momento, já se sentiu frustado com sua profissão. E pensou em largar tudo pra vender miçanga na praia.

Essa frustração pode se estender por meses e acabar criando uma ideia de “isso aqui realmente não é pra mim”.

Uma boa ideia antes de largar tudo é ir num desses eventos buscando inspiração.

Existe a chance desse problema ser uma questão de perspectiva e talvez tudo de que você precise é ouvir outras pessoas, como forma de dar um novo gás na sua motivação.

Uma das coisas que me dá muita força pra correr atrás e investir na minha carreira é ver profissionais, hoje muito bem posicionados, e focar que eu estou trabalhando duro para ser um deles!

Brindes, meu irmão, brindes!

wcrj-2015-perguntas-foto-047

Lembre-se: você precisa evitar ser lembrado como “aquele carinha que passou o rodo nos brindes do evento”.

Mas levar caneca, camiseta e uns adesivos legais também é demais!

Pode parecer besteira mas esses brindes ajudam a alimentar uma saudável sensação de pertencimento.

Você com certeza já deve ter visto programadores com dezenas de adesivos colados no notebook, cada como uma pequena medalha por ter apanhado, aprendido e conquistado determinada ferramenta ou tecnologia.

São pequenas provas de que você faz parte daquele grupo, que compartilhou e compartilha experiências com diversos profissionais desse ramo. Lembranças do evento que você leva consigo. 

Se divertir

wcrj-2015-network-foto-069

Não é porque um evento é de natureza profissional que você não pode se divertir, né?

Aliás, já é senso comum (e comprovado cientificamente) que aprender se divertindo é muito mais eficaz do que aprender… bem, não se divertindo!

Óbvio que o objetivo do palestrante não é ser nenhum Sergio Mallandro no palco mas ver alguém contando uma experiência profissional ruim, de maneira lúdica e descontraída, deixa o conteúdo muito mais interessante!

E muitas vezes encontros profissionais contam com intervalos para coffee-break (sem falar nos after parties) onde você pode fazer o mesmo. Falar sobre derrotas e vitórias, aproveitar e contar piadas que pessoas que só que é da área acha graça.

O objetivo é relaxar e aproveitar o dia porque aprender só no escritório já é chato demais.

Conclusão

E aí, o que achou?

Muitas dessa informações eu recolhi participando de eventos e conversando sobre “malucos por meetup” como eu!

Participar desse tipo de evento compensa o dia fora de casa, vai por mim. Você sempre tem muito a ganhar!

Quero participar do WordCampRJ 2016!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *