Inscreva-se como palestrante no WordCamp Rio de Janeiro

Esperando o momento certo para compartilhar seus conhecimentos e experiências com a comunidade? A hora é agora, mermão!

Palestrar no WordCamp Rio de Janeiro é simples:

Você não precisa ser famoso nem nenhum tipo de expert na área. E se você nunca apresentou seu conteúdo antes, essa pode ser a sua oportunidade de começar com estilo!

O mais importante é você falar sobre seu tópico, relevante à WordPress, de maneira apaixonada e respeitosa ao código de conduta do evento.

Lembrando também que as vagas para palestrantes são bem limitadas, então não perca tempo! Inscreva sua palestra agora!

Ainda não está convencido? Veja mais detalhes abaixo:

Palestrar no WordCamp Rio de Janeiro é uma ótima ideia

O WordCamp Rio de Janeiro é a representação carioca de um movimento global, que só no ano passado atraiu 1677 palestrantes em 89 eventos ao redor do mundo!

O mais bacana dessa estatística é que 952 desses palestrantes (aproximadamente 56%) nunca haviam palestrado em um WordCamp até ano passado.

Olhando assim fica fácil perceber que muitos profissionais enxergaram uma baita oportunidade em palestrar em WordCamps, não é mesmo?

E não é só isso! Compartilhar seu conhecimento com a comunidade é uma maneira excelente de aperfeiçoar suas habilidades não só enquanto profissional em sua área, mas enquanto orador e apresentador.

Esse tipo de habilidade é um diferencial e tanto numa realidade profissional onde a maioria das pessoas tem medo de falar em público.

Marco Andrei Kichalowsky, webmaster e diretor de marketing na Arsnova, resume bem a experiência de palestrar em um WordCamp:

Participar do WordCamp como palestrante é, primeiro de tudo, poder devolver à comunidade todo o conhecimento que adquiri em todos esses anos. Essa troca de informação é extremamente gratificante, principalmente quando vejo a satisfação de colegas em poder resolver seus problemas com as informações que passei a eles.

Dicas para mandar bem na sua palestra

Agora que a ideia de apresentar conteúdo no WordCamp Rio de Janeiro já está borbulhando na sua cabeça, fique com dicas reais para melhorar sua performance como palestrante:

Assista apresentações de outros profissionais

Não importa se você começou ontem ou se já tem 50 anos de experiência, assistir apresentações de outros profissionais é uma excelente maneira de descobrir o que fazer e o que não fazer.

Tente prestar atenção em como o palestrante conduz o conteúdo e na relação entre os slides e a ideia apresentada.

Perceba como cada profissional tem sua maneira própria de se relacionar com a audiência e trabalhe essas referências para construir seu próprio jeito de falar com eficiência e autoridade!

O que acha de começar estudando as apresentações de 2015? Clique aqui para assistir vídeos das apresentações do ano passado.

Mantenha o foco e a consistência em sua apresentação

Nada mais chato do que criar aquela expectativa com o tema de uma palestra só para se frustrar vendo o palestrante perder o foco e falar 30 minutos sobre outros assuntos.

Respeite o tempo e o interesse da sua audiência se mantendo focado no tema que você escolheu abordar.

Se você ficar tão focado que acabar a apresentação antes do tempo esperado, é só abrir o microfone para perguntas e comentários. Sem pressão.

Lembre-se, é sempre melhor ser objetivo e terminar antes do que estourar o tempo falando abobrinha e atrapalhar a próxima apresentação.

Preste atenção na linguagem corporal

Você daria credibilidade um jornal em que o apresentador fala sofrendo e olhando pro chão ao invés da câmera? Claro que não.

Então estufa o peito, bota um sorriso no rosto, olhe nos olhos da audiência e descruze esses braços durante a apresentação!

Uma atitude positiva e cativante no palco pode transformar o mais simples dos conteúdos numa apresentação memorável. Lembre-se disso.

Relaxe, e se tudo der errado, use o nervosismo a seu favor

Minutos antes de começar sua apresentação no WordCamp lembre-se:

Esse é um evento da comunidade e palestrar é admirável, muitas pessoas adorariam estar no seu lugar mas ainda não se sente confortáveis para falar em público.

Então tente relaxar e se o nervosismo bater, der branco ou microfone cair no chão, sorria e improvise.

Se você tem segurança no conteúdo que está apresentando vai conseguir fazer um bom trabalho mesmo se surgirem imprevistos.

Inscreva-se agora!

E aí, já está entusiasmado para o seu grande dia?

Aceitaremos propostas enviadas até Domingo, dia 28 de agosto de 2016, às 23:59 (horário de Brasília). Os palestrantes selecionados serão avisados por e-mail em até 7 dias após essa data.

Caso seja selecionado, você terá bastante tempo para se preparar e poderá tirar quaisquer dúvidas com a organização do evento.

Aproveite essa chance (antes que outra pessoa aproveite no seu lugar), clique aqui para inscrever agora sua palestra para o WordCamp Rio de Janeiro 2016!

Assine a Newsletter WCRJ/16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *