Hackathon

WordPress Hackathon

Dá pra fazer praticamente tudo com WordPress!

Essa frase é um consenso em que utiliza WordPress em seus projetos. Com uma base gigante de soluções já criadas, cada atualização o WordPress gera na comunidade infinitas possibilidades de ideias para todos os tipos de negócios pelo mundo.

Soluções são criadas à partir das necessidades do mercado com base na inteligência coletiva dos profissionais que utilizam essa ferramenta, gerando valor para quem desenvolve, quem contrata e consome, ou seja, todo mundo!

Agora, já imaginaram se cada um de nós deixarmos de lado nossos projetos profissionais para desenvolver algo para melhorar o mundo com WordPress? Afinal, se dá pra fazer tudo com WordPress, porque não mudar o mundo para melhor?

Foi pensando nisso que nós criamos o WordPress Hackathon!

Para quem não sabe, Hackathon é um evento tipo “maratona de programação”, e o nome é a combinação das palavras ‘hack’ (programar excepcionalmente) e ‘marathon’ (maratona).

Existem vários formatos e metas no mercado, mas nós fomos buscar um objetivo que tem muita relação com o conceito open source, que é a cultura de desenvolvimento humano livre, onde todos podemos nos beneficiar desses conhecimentos enquanto sociedade, nos tornando melhores.

Então escolhemos necessidades que são de conhecimento geral e foram publicas pela ONU em 2000 como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Ficaram empolgados? Então vamos arregaçar as mangas?

Pensem em todas as possibilidades de soluções que podemos criar utilizando o WordPress como ferramenta de fomento ao desenvolvimento humano! Então se você acha que pode contribuir e, ao mesmo tempo, ter o reconhecimento de toda uma comunidade com a sua solução, esse evento é para você!

Como vai funcionar o WordPress Hackathon?

Linha do tempo

Formação de times

Os interessados em participar deverão montar um time com, pelo menos, 3 pessoas.

Quanto mais heterogêneo for o time, maior a chance de criar uma solução mais plural e efetiva. Lembre-se que é assim que o WordPress funciona e alcança tantas funcionalidades que nos auxiliam nos projetos.

Inscrição

O WordPress Hackathon faz parte da programação oficial do WordCamp Rio 2016.

Para participar dele, todos os membros do time devem adquirir um ingresso para o evento, que custa R$ 45,00 por pessoa.

Importante: é necessário que todos os membros do time tenham um usuário no WordPress.org. Caso não tenham, criem aqui. Na inscrição, vocês deverão informar o nome de usuário criado no WordPress.org.

Escolha dos Temas

Seu time deverá escolher um dos 8 temas abaixo:

Vocês devem criar uma solução com WordPress, podendo usar qualquer funcionalidade da plataforma, desde criar algo “na unha”, usar um framework (recomendamos o Odin), temas prontos e até plugins! Também é possível criar aplicativos mobile com WordPress, usando o plugin WordPress REST API.

Sejam criativos!

Submissão dos Projetos

Os projetos deverão ser submetidos até domingo, dia 18 de setembro de 2016, às 23h59min.

É permitido usar qualquer tipo de formato para a publicação, como texto, imagens, slides e vídeos. Quanto mais detalhes sobre o projeto, melhor. Mas lembre-se: o foco aqui é a solução para o problema escolhido e não como foi desenvolvido com WordPress.

Votação Pública

A votação popular dos projetos vai ocorrer entre os dias 19/09/2016, às 9:00 da manhã, e 21/09/ 2016, às 5:00 da tarde. Embora a votação seja pública, o número de votos dos projetos enviados só serão divulgados durante o WordCamp Rio 2016.

Você poderá divulgar seu projeto para toda a sua rede de contatos. Aliás, incentivamos! Quanto mais divulgação, mais votos seu projeto deverá receber.

Divulgação dos Projetos Mais Votados

Os 03 (três) projetos que receberem o maior número de votos serão anunciados no WordCamp Rio 2016.

Um membro de cada time fará uma apresentação de até 5 minutos no palco principal do evento, onde deverá mostrar a solução criada, desenvolvida com WordPress.

Regras

  • Cada equipe deverá ter, pelo menos, 3 (três) membros;
  • Todos os membros dos times participantes do WordPress Hackathon deverão se inscrever para o WordCamp Rio 2016. O ingresso custa R$ 45,00 por pessoa;
  • Os times deverão desenvolver suas soluções remotamente durante o período do Hackathon;
  • Só serão aceitos projetos criados no período de 29/08/2016 a 18/09/2016;
  • Cada equipe só poderá participar com um projeto. Caso seja submetida mais de uma proposta de projeto, será considerado apenas a última proposta enviada;
  • O WordCamp Rio 2016 não se responsabiliza pelos custos dos participantes, como hospedagem, transporte e alimentação;
  • O WordPress Hackathon poderá ser cancelado a qualquer momento, sem aviso prévio;