Faça um mundo melhor com WordPress

Sempre que ocorrem saltos tecnológicos, a sociedade é beneficiada. Foi assim na escrita com a prensa de Gutemberg, bem como a invenção do telefone interligando pontos distantes, e claro, quando a Internet surgiu, a vida do mundo todo evoluiu.

Somos hoje uma sociedade interconectada. Quando algo acontece do outro lado do planeta, basta ter alguém com um celular com rede de dados e pronto, o mundo todo tem acesso aquela informação.

Há 25 anos, empresas surgiram à partir da invenção da Internet comercial. Novas profissões, negócios e postos de trabalho nasceram. Necessidades de consumo explodiram, gerando evolução social que ajudaram a girar a roda da economia mundial para um patamar nunca antes alcançado.

A primeira visão de um mundo melhor através da Internet

Em 1988, Isaac Asimov em entrevista para Bill Moyers no programa de televisão “O Mundo das Idéias” previu que a rede de computadores (A Internet ainda não tinha um nome comercial) daria acesso para qualquer pessoa no mundo de todos os assuntos, democratizando a informação.

Na época poucos acreditavam nisso, e quando questionado por Moyers sobre a possibilidade das pessoas possuírem um computador em casa, se nem mesmo nos Estados Unidos, todos os lugares tinham água potável para as pessoas, então Asimov respondeu que isso seria aos poucos.

Com o benefício do conhecimento, as pessoas comprariam computadores de um forma comum, do mesmo jeito que um carro, telefone ou aparelho de ar condicionado.

 

Hoje, 28 anos depois dessa entrevista, constatamos que Asimov estava correto em sua visão. A sociedade evoluiu e enriqueceu em conhecimento, dando melhores oportunidades para as pessoas, mas ainda sim, continuamos com os mesmos problemas apontados no programa da falta de infra-estrutura em vários lugares do planeta e então nos perguntamos:

Se temos acesso, porque ainda não atingimos a plenitude da sociedade?

Ao estudarmos um pouco de história, sabemos que as épocas não são um número exato. A Revolução Industrial transitou entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Tudo leva um certo tempo, e o mesmo ocorre agora. Estamos vivendo um momento histórico da sociedade e chegou a hora de darmos um novo salto!

Precisamos beneficiar a sociedade com a informação e fazer um mundo realmente melhor!

Nós que vivemos de tecnologia de alguma forma, temos a possibilidade, e eu diria, a obrigação de continuar perpetuar o benefício da informação em prol daqueles menos favorecidos.

Eu contei toda essa história para vocês entenderem como é importante a distribuição da informação, que é a nossa maior riqueza, chegue para todas as pessoas, e é exatamente disso que se trata esse artigo.

Nova visão de um mundo melhor

Vamos usar o WordPress para ajudar a acabar com a fome no mundo?
Vamos usar o WordPress para ajudar a acabar com a fome no mundo?

Quando nós da organização do WordCampRJ estávamos planejando o evento, pensamos em criar um Hackathon de WordPress, que seria uma competição onde times fariam uma maratona de desenvolvimento com um determinado objetivo.

Ideia bacana, mas como só um de nós tinha experiência no assunto, chamamos outros amigos para ajudar na mentoria e aí que entram o Bernard de Luna (3days.com.br) e Hamilton Lima Jr. (Vaca Vitória) e trabalhamos na criação do formato mais adequado para o evento e então Hamilton sugere o tema, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Discursado na ONU no ano de 2000, o tema possui 8 áreas de desenvolvimento e nos apaixonamos pela ideia de usar o WordPress como plataforma de mudança. Afinal, as nossas vidas foram impactadas com a plataforma. Então porque não usar o próprio WordPress para fazer um mundo melhor?

E assim nasceu o WordPress Hackathon!

Como participar e ajudar a fazer um mundo melhor?

WordPress HackathonJá pensou você criar uma aplicação com WordPress e poder ajudar a diminuir a fome de crianças na África? Ou quem sabe, criar um site que auxilie a diminuir os números de mortalidade infantil, ou de pessoas com doenças como a AIDS ou Malária?

Tudo isso é possível SIM!

Ou alguém aqui esqueceu que por exemplo que o Facebook é a maior empresa de mídia no mundo e que não produz nenhum conteúdo. Ou então o Uber que é a maior empresa de taxis do mundo e não possui nenhum carro em sua frota.

Sem falar do Alibaba, o maior varejista do planeta que não possui nenhum produto em estoque, e Airbnb, a maior empresa de hospedagem que existe sem ser proprietária de nenhum imóvel.

Tudo isso é possível graças à tecnologia e a criatividade e o conhecimento de quem as idealizaram!

Portanto, se você acha que pode contribuir usando o seu conhecimento em WordPress, engaje-se nesse projeto. O WordPress Hackathon é uma competição social. Onde o prêmio é ajudar a erradicar os problemas mais graves do mundo que infelizmente ainda existem no mundo.

E aí, ficou motivado? Quer ajudar?

WordPress Hackathon

Acesse a página oficial do WordPress Hackathon e veja como criar um mundo melhor usando WordPress. Nessa página você encontrará todas as regras, prazos e informações de como montar um time.

Participe e ajude. A sociedade agradece!

https://2016.riodejaneiro.wordcamp.org/hackathon/

 

Sobre @cristianoweb

Pai, marido, goleiro de fim de semana e designer web fundador da Kamus, e voluntário organizador do WordCamp RJ das edições 2014, 2015 e 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *