Aprenda mais sobre WordPress e impulsione sua carreira!

Aprender WordPress é muito mais do que aprender código.

Esse post vai te ajudar a ter uma ideia melhor do que é WordPress e mostrar como aprender mais sobre essa ferramenta pode impulsionar sua carreira.

Abaixo você aprenderá detalhes gerais sobre WordPress e logo em seguida verá dicas de WordPress relacionadas à sua área da atuação.

Vamos nessa:

Conhecer mais sobre WordPress é sempre uma boa ideia!

Primeiro precisamos alinhar alguns pontos importantes.

Pense nisso como o começo de uma trilha de aprendizado que fará você mostrar que sabe quando começarem a falar de WordPress em uma conversa de trabalho. 🙂

É importante entender a diferença entre WordPress.com e WordPress.org

A mais importante delas é quem está hospedando o seu site.

No WordPress.org é você quem hospeda e tem controle total do seu site ou blog. Ou seja, é no WordPress.org que você baixa os arquivos necessários para instalar, rodar e customizar o WordPress numa hospedagem (temos ótimas hospedagens parceiras do WordCamp RJ que podem te ajudar nisso).

WordPress.com, por outro lado,  toma conta desse processo de hospedagem a custa do potencial de customização. A solução WordPress.com funciona num modelo Software as a Service e conta com diversos planos de contratação.

“Ok, o que mais?”

WordPress vai muito, mas MUITO além de blogs.

Alguns profissionais ainda caem no erro de achar que WordPress é apenas uma plataforma para blogs.

Muito disso se deve ao fato que, em sua humilde origem, lá pro começo dos anos 2000, WordPress era realmente uma ferramenta voltada para blogs.

Mas os anos se passaram e o WP vem se afirmando cada vez mais como um sistema de gerenciamento de conteúdo, maduro e flexível, que alimenta mais de 26% dos sites da internet inteira.

Ou seja, quando eu disse antes que “Conhecer mais sobre WordPress é uma boa ideia” eu quis dizer “Aprender mais sobre o sistema que alimenta mais de 1/4 da internet inteira é uma ideia sensacional“!

E se você leu até aqui já aprendeu que:

  1. Existem diferenças entre WordPress.com e WordPress.org.
  2. A origem do WordPress é humildona mas seu market-share atual é bem grande.

Viu como é fácil? 🙂

“Beleza, agora eu quero saber como aprender WordPress pode impulsionar minha carreira!”

Esse é o espírito!

Veja só, eu trabalho em agências digitais faz alguns anos e mantenho contato com diversos tipos de profissional — designers, atendimento, gerentes de projeto, etc.

Essa experiência me fez perceber que um pouco de conhecimento aplicado faz uma diferença muito grande, não somente no currículo, como também no dia a dia de trabalho e na sua percepção de mercado.

Em cima disso (e de uma boa pesquisada) eu separei dicas do que aprender levando em conta a sua área de atuação.

Recomendo a leitura de todas as seções porque escrever esse post enorme deu um trabalhão pois assim você terá uma ideia mais ampla de como WordPress afeta positivamente profissionais de diversas áreas.

Se estiver com pressa, é só clicar nos links abaixo para já ir direto para a parte que mais te interessa:

WordPress para Atendimento

imagem-destacada-aprender-wordpress-carreira-atendimento

Se você trabalha com atendimento, a linha de frente de empresas, produtos e agências digitais, sua chance de atender um cliente que já utilizou (ou da sua solução ser feita em) WordPress é bem grande.

Levando em conta que a natureza dessa área é atender e encantar um cliente, dá pra perceber que um profissional de atendimento que conhece bem o painel administrativo e funcionalidades do WordPress sai na frente na hora de atender demandas e responder dúvidas de clientes.

Seja curioso e mantenha-se sempre atualizado sobre novas funcionalidades da ferramenta e cobre um treinamento aprofundado da sua equipe de desenvolvimento.

Aprendendo mais sobre WordPress você terá mais segurança ao se relacionar com seu cliente e repassar demandas para sua equipe interna!

Já que aprender mais sobre WordPress vai melhorar sua relação com seus clientes, que tal aprender se relacionando com a comunidade carioca de WordPress? Inscreva-se agora no WordCamp!

WordPress para Consultores de Marketing Digital

imagem-destacada-aprender-wordpress-carreira-consultores-de-marketing-digital

Existe uma máxima no Marketing Digital que você provavelmente já conhece:

“Eu quero é ver o ROI!”

ROI é o retorno sobre investimento. Ou seja, quanto de dinheiro você gerou para o seu cliente, em cima do quanto ele te pagou pelo serviço. Quanto maior, melhor.

Com WordPress você pode desenvolver projetos e produtos digitais de maneira acelerada e contar com uma farta documentação online caso ocorra qualquer tipo de problema.

E a facilidade de uso do painel administrativo, agilidade na customização e ampla variedade de soluções pré-fabricadas são barreiras a menos entre você e seus resultados.

Ou seja, estudar e entender os motivos do WordPress ser uma ferramenta segura e de ótimo custo benefício vai sem dúvida ser muito benéfico para sua vida profissional.

Um grande amigo, referência carioca no Marketing Digital e Consultor de Otimização de Conversão na Supersonic, Edu Costa, resume muito bem:

O profissional de marketing que ainda não usa WordPress, ou ainda não convenceu seu CTO ou CEO a experimentar, está perdendo tempo, dinheiro e esforço. Com um conhecimento intermediário da CMS, já é possível aproveitar toda a versatilidade e flexibilidade da plataforma para ganhar muito em produtividade e performance.

Além disso, a ampla comunidade em torno da plataforma é extremamente rica, são profissionais que desenvolvem todos os tipos de recursos e plugins extremamente úteis. Eles nos ajudam a atingir aqueles que deveriam ser os objetivos de marketing de qualquer negócio: mais leads, mais conversões, mais vendas. Soluções em SEO, social sharing, integrações com CRM, lead generation, produção e coleta de dados… Tudo isso e muito mais você encontra para WP.

Com uma ferramenta versátil como esta, a bola fica para o profissional, que pode usar esse recurso extramente poderoso para desenvolver suas melhores estratégias. Enfim, WordPress é, para mim, de longe, a plataforma mais eficiente e versátil para um trabalho realmente eficiente de Marketing Digital, que entrega resultados reais.

Quer aprender mais sobre WordPress na prática e ter um excelente retorno sobre o seu investimento? Inscreva-se agora para o WordCamp Rio de Janeiro 2016!

WordPress para Designers

imagem-destacada-aprender-wordpress-carreira-designer

Se você tem um layout único, trabalhado cuidadosamente, 100% focado em UX, futuro vencedor do Awwwards, WordPress é para você. De verdade.

Agora se você tem uma demanda menor, um prazo mais curto ou cliente com menos grana… WordPress é para você também!

Eu explico, uma boa equipe de programadores pode, com facilidade, transformar o seu layout fenomenal em uma máquina de pageviews com o WordPress.

Mas nem todo mundo tem uma equipe de programadores e nem todo projeto é um super-projeto, não é mesmo?

Muitas vezes a melhor maneira de trabalhar é “comprar o trabalho duro” numa loja de temas e refinar o projeto com seu olhar único.

Recomendações para designers que querem se destacar com WordPress:

  1. Aprenda onde comprar e como instalar, importar e customizar temas premium.
  2. Entenda como Arquitetura da Informação se relaciona com a Hierarquia de Templates do WordPress.
  3. Aprenda o básico de front-end development, isso vai ajudar muito na hora de customizar temas e resolver inconsistências.
  4. Estude a documentação do tema que você comprou, vai por mim. Duas horas entendendo como o tema funciona vão te economizar dias de frustração por não conseguir colocar um slider na home igual no exemplo.
  5. Participe da comunidade local de profissionais WordPress.

Tem mais alguma recomendação ou dúvida sobre como ser um designer WordPress incrível? Procure pelo @cristianoweb no WordCamp! Clique aqui para se inscrever!

WordPress para Gerentes de Projeto

imagem-destacada-aprender-wordpress-carreira-gerente-de-projeto

GP que é GP quer sair cedo sexta-feira porque o  projeto foi entregue antes do prazo e com zero retrabalho.

O WordPress sozinho não pode te garantir isso, mas pode ser a ferramenta que sua equipe precisa para entregar o melhor resultado, independente do seu briefing.

Digo isso porque, cada vez mais, diversos tipos de aplicações são desenvolvidas em WordPress: ecommerce, intranet, aplicativo, portais, redes sociais, agregadores RSS, etc.

Entender como WP se adapta a cada uma dessas situações pode ser o diferencial que você está procurando para montar uma equipe de sucesso e se destacar profissionalmente!

Lembre: Na maioria das vezes, se o seu projeto precisa de um painel amigável para cadastrar conteúdo, WP é a solução.

O importante sempre é estudar guidelines e convenções, e aplicá-las do jeito correto.

O WordPress é como um canivete suíço: o saca-rolhas pode te fazer o rei da festa, mas abrir a lâmina do lado errado vai te deixar machucado. Aprenda a usar do jeito certo!

Quer saber mais exemplos de WordPress done right? O melhor lugar para encontrar esses exemplos é no intervalo de networking do WordCamp Rio de Janeiro 2016! Clique aqui e inscreva-se agora.

WordPress para Programadores

imagem-destacada-aprender-wordpress-carreira-desenvolvedor

Existem dois tipos de programadores, o que amam WordPress e os que ainda não trabalharam com WordPress. (hehehe)

Brincadeiras a parte, o WordPress, como qualquer linha de código aberto na internet é alvo constante de avaliações críticas e escrutínio. E isso é uma coisa ótima.

Outra coisa ótima é que desenvolvimento web tem uma demanda de mercado maior comparada a outras áreas da computação e, como eu já disse lá em cima, mais de 26% dos sites do mundo rodam WordPress.

E com a chegada da WP API, se percebe cada vez mais um movimento de transformar o painel do WordPress no painel para todos governar.

Ou seja, já se foi o tempo em que WordPress era só para blogs e também já se foi o tempo em que era só para sites!

Portanto se você quer dar aquele gás na sua carreira como desenvolvedor WordPress:

  1. Estude a documentação e o ambiente de desenvolvimento WP (configurações de servidor, front-end, metodologias de desenvolvimento, etc).
  2. Se mantenha atualizado sobre as novas versões e guidelines da ferramenta.
  3. Baixe um plugin ou tema gratuito e busque entender o que cada arquivo faz.
  4. Participe na tradução e manutenção de temas plugins .
  5. Compareça nos meetups WordPress da sua cidade! (Que tal criar um se não houver nenhum próximo?)

Uma excelente ideia é entrar em contato com outros desenvolvedores e compartilhar histórias e experiências. Se inscreva no WordCamp Rio de Janeiro 2016 e conte pra gente como você usa o WordPress!

WordPress para Redatores

imagem-destacada-aprender-wordpress-carreira-redator-web

Não existe nada mais amedrontador do que uma tela em branco.

E é bom você se acostumar, porque é bem possível que você vai ver esse retângulo branco de “Novo post” muitas vezes durante a sua carreira.

Pelo menos o editor de texto do WordPress tem uns botões e outras funcionalidades bacanas, e cada um deles está ali por um motivo especial. Qual tal no seu próximo artigo escrever direto no editor do WordPress ao invés do Google Docs?

Busque entender como formatação de texto pode ser o diferencial entre um texto entediante e um dinâmico e rápido de ler!

Utilize cabeçalhos e parágrafos corretamente e mostre para o Google o que é título e o que é texto corrido. Parágrafo com bold não é título!

E isso tudo ainda não é o suficiente. Se você quer ser um redator acima da média precisa entender o básico de SEO para fazer com que o seu tão suado conteúdo seja lido.

Plugins como Yoast SEO são uma grande ajuda na hora de definir títulos e descrições do seus posts para o Google.

E se tudo der errado é só lembrar que o WordPress salva revisões dos seus posts.

Já escreve seu conteúdo direto no editor e quer subir de nível? Inscreva-se no WordCamp Rio de Janeiro 2016 e conheça profissionais apaixonados por WordPress como você!

Conclusão

Se você chegou até aqui (foi uma longa viagem, reconheço) acho que podemos concordar que WordPress é uma ferramenta incrível e utilizada por bastante gente.

E por ser utilizada em tantos sites, é importante que você entenda a maneira com que sua área se relaciona e possua o mínimo de familiaridade e experiência com WP. Porque mais cedo ou mais tarde vocês vão se encontrar (isto é, se já não são grandes amigos).

Se ficou alguma dúvida é só postar no fórum em português do WordPress e, para debates da comunidade não relacionados a suporte, se inscrever no Slack do WP Brasil.

Te espero no WordCamp Rio de Janeiro 2016!

 

Um comentário em “Aprenda mais sobre WordPress e impulsione sua carreira!

  1. Texto sensacional! Como muito bem dito, WP é uma ferramenta incrível, e saber como trabalhar nela, independente do cargo, te dá uma poderosa vantagem competitiva no mercado (não só para arrumar trabalhos melhores, como para ENTREGAR RESULTADOS melhores).

    Parabéns pelo texto, Vitor, e espero ter contribuí-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *